Available courses
CUÍCA BÁSICA
Por ser a Cuíca um instrumento com uma trajetória histórica extremamente fascinante e também apresentar uma complexidade técnica singular, entre as percussões “populares”, o nosso ciclo básico será dividido em tópicos curtos que visam abranger esses aspectos de forma fluida e didática:
1 – História;
2 – Anatomia;
3 – Primeiros sons;
4 – Primeiros ritmos.
Com esses quatro tópicos, fundamentais, desejamos demonstrar de forma simples e objetiva, um pouco do nosso carinho por esse instrumento tão incrível que é a Cuíca. Esperamos que esse curso básico possa ser simplesmente o início de uma longa relação de amor com a nossa querida “Chorona”. Aguardamos a todos e todas. E como costumamos dizer nos encontros da Confraria Gambito de Ouro: PORQUE A CUÍCA NÃO PODE CALAR.
Instrutor
Paulinho José, Paulo José da Silva Filho, é carioca, nascido em 09/06/1983. Cursou Letras - Português/Latim na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense, estudou "violão clássico" na escola de música Villa Lobos, também no Rio de Janeiro. Paulinho é musicista e pesquisador de cultura popular brasileira, iniciando sua jornada no mundo da percussão em 2010 ao ser um dos fundadores do bloco carnavalesco "Enxota que eu vou" na zona central da cidade. Participou de baterias de várias escolas de samba como ritmista e também como diretor, sempre no naipe de Cuícas. Acompanhou, como músico, grandes nomes do Samba como Wilson Moreira e Ivan Milanez. Em 2015, funda com outros amigos, a Confraria Gambito de Ouro, que é um grupo que se dedica ao estudo e difusão do instrumento Cuíca. Atualmente, Paulinho se dedica a estudar música na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministra aulas e workshops de Cuíca e teoria musical, tanto presenciais quanto on-line e é "endorser" da linha de Cuícas da RG Instrumentos.
INICIANDO NA PERCUSSÃO (ESPECIAL GERAÇÃO PORTELA)
Um curso rápido e objetivo na prática dos instrumentos mais utilizados percussão do Samba de Terreiro e do Samba de Enredo extraídos diretamente do projeto Geração Portela de Paraisópolis.
Neste curso o aluno aprende pontos importantes da história do samba, da fundação GRES Portela, dos seus fundadores e seus compositores, bem como a prática em instrumentos de percussão que se aplicará diante das grandes composições da azul e branco de Oswaldo Cruz.
O curso é livre, com uma didática simples para todas as idades.PROGRAMA
Pandeiro
Tamborim
Surdo
Agogô e Reco-Reco
INSTRUTOR
Vinícius Trindade
Músico desde os 10 anos de idade, participante de diversos grupos musicais nas mais variadas vertentes. Aprendi tocar percussão aos 10 anos de idade e trombone aos 12. Desde então tenho seguido com os meus estudos procurando aperfeiçoamento técnico e teórico. Cursei um ano do Curso de Trombone Popular da EMESP Tom Jobim. Experiência Musical: Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo de São Paulo (CCT Paraisópolis – 2002 á 2017, Iniciei como aluno no ano de 2002 onde em 2005 tive meu primeiro contato com a música aprendendo percussão. Devido ao meu vínculo com a instituição aos 17 anos me tornei voluntário nas aulas de percussão auxiliando a então professora de música e dança. Em 2014 fui contratado como Educador Sócio Cultural, onde liderava uma oficina de música regional brasileira. Agrupamento do Consulado da Portela de São Paulo- 2019 (Atual), O Agrupamento do Consulado da Portela de São Paulo é um grupo musical que visa a pesquisa e a execução de Sambas de Terreiro, Samba de raiz da Portela. O grupo se apresenta em roda nos mesmos moldes que eram feitos na Portela no início de sua história. Locais que apresentei: Teatro Rival Petrobrás, Avenida Paulista, Samba do Tempo do Onça, Biblioteca de São Paulo, Parque Luz, Bar Brama, Ação Educativa entre outros. Professor de percussão no projeto Geração Portela desde 2018.